O Cine Futuro pelo Bahiadoc

 

O Bahiadoc – arte documento no VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual – Cine Futuro. No blogue especial do Bahiadoc no Cine Futuro, assista os vídeos com trechos de mesas redondas e diálogos. Clique aqui para acessar o blogue especial.

No vídeo acima, confira:

Antônio Olavo, realizador baiano

o Bahiadoc conversou com Antônio Olavo, realizador baiano, autor dos documentários “Paixão e guerra no sertão de Canudos” (1993), “Quilombos da Bahia” (2004) e “Abdias Nascimento – Memória Negra” (2008). Olavo comentou a importância do seminário, fez considerações sobre o fazer cinema e trouxe mensagem de estímulo para jovens realizadores. Segundo Olavo, “cinema é linguagem, não é suporte”, defendendo que, para fazer cinema, o principal é ter vontade, apontando a importância da atitude colaborativa para viabilizar as produções.

Zelito Viana e o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”

Confira trechos do documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, e uma breve fala de seu realizador, Zelito Viana, que é figura histórica do cenário cinematográfico brasileiro (Zelito foi o produtor de “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, entre outros).

Peter Joseph, realizador da trilogia Zeitgeist

Terça-feira, 26, acompanhamos a passagem de Peter Joseph pelo Cine Futuro. O realizador participou do Diálogo: o cinema na era da viralidade, mediado pelo professor Messias Bandeira, da UFBA.

Peter Joseph, 31 anos, realizou a trilogia de filmes “Zeitgeist”, iniciada em 2007, sem pretensões cinematográficas, mas como parte e resultado de uma performance artística do autor. O filme foi lançado livremente na internet, através do Google Vídeos, e foi visto por milhões de pessoas. Tal repercussão incentivou o autor a realizar uma continuação, chamada Zeitgeist – Addendum, que acabou por estimular o nascimento do Movimento Zeitgeist, de ressonância global, com participação de ativistas em todo o mundo, inclusive em Salvador.

Os filmes, em seu conjunto, têm o objetivo de contestar os valores “espirituais” e também os paradigmas e modelos hegemônicos de organização cultural e social, com ênfase na crítica aos processos econômicos globalizantes baseados no sistema financeiro e e monetário. No último filme, Zeitgeist – moving foward – o futuro é agora, lançado em janeiro deste ano na internet e exibido na sessão do Cine Futuro, Peter Joseph, além da crítica, traz propostas de soluções para dar início à transição da cultura atual para um novo paradigma econômico sustentável.

É interessante observar o processo inverso que o filme Zeitgeist realiza: é lançado e difundido livremente na internet, e da rede alcança as salas cinema, através de festivais e eventos em todo o mundo!

A repercussão global do primeiro filme fez nascer o movimento Zeitgeist, que conta com núcleos ativos em diversas cidades do mundo, inclusive em Salvador.

Na entrevista, Peter falou sobre controle da internet, sobre ativismos regionais a partir de temas e iniciativas globais, e também respondeu a nossa pequena provocação: movimento de contestação radical do sistema participando de evento patrocinado por grandes corporações?

Ivana Bentes, curadora das mesas redondas do Seminário

Na conversa com Ivana Bentes, escritora, pesquisadora e doutora em Comunicação pela UFRJ, falamos sobre o movimento Zeitgeist e sobre as perspectivas de transformação do sistema capitalista e de novas dinâmicas sociais e culturais que vão “das ruas às redes e das redes às ruas”.

Agradecimentos

No final do vídeo, o realizador do Seminário, Walter Lima, deixa o seu recado.

O Bahiadoc – arte documento agradece a todos que, gentilmente, nos concederam entrevistas; à produção do Cine Futuro; à DIMAS/Funceb, que, através do Núcleo de Apoio à Produção, nos forneceu equipamento de filmagem e a colaboração dos cinegrafistas Ivanildo e Júlio César; e a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, com esta realização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s