O Cine Futuro pelo Bahiadoc

 

O Bahiadoc – arte documento no VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual – Cine Futuro. No blogue especial do Bahiadoc no Cine Futuro, assista os vídeos com trechos de mesas redondas e diálogos. Clique aqui para acessar o blogue especial.

No vídeo acima, confira:

Antônio Olavo, realizador baiano

o Bahiadoc conversou com Antônio Olavo, realizador baiano, autor dos documentários “Paixão e guerra no sertão de Canudos” (1993), “Quilombos da Bahia” (2004) e “Abdias Nascimento – Memória Negra” (2008). Olavo comentou a importância do seminário, fez considerações sobre o fazer cinema e trouxe mensagem de estímulo para jovens realizadores. Segundo Olavo, “cinema é linguagem, não é suporte”, defendendo que, para fazer cinema, o principal é ter vontade, apontando a importância da atitude colaborativa para viabilizar as produções.

Zelito Viana e o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”

Confira trechos do documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, e uma breve fala de seu realizador, Zelito Viana, que é figura histórica do cenário cinematográfico brasileiro (Zelito foi o produtor de “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, entre outros).

Peter Joseph, realizador da trilogia Zeitgeist

Terça-feira, 26, acompanhamos a passagem de Peter Joseph pelo Cine Futuro. O realizador participou do Diálogo: o cinema na era da viralidade, mediado pelo professor Messias Bandeira, da UFBA.

Peter Joseph, 31 anos, realizou a trilogia de filmes “Zeitgeist”, iniciada em 2007, sem pretensões cinematográficas, mas como parte e resultado de uma performance artística do autor. O filme foi lançado livremente na internet, através do Google Vídeos, e foi visto por milhões de pessoas. Tal repercussão incentivou o autor a realizar uma continuação, chamada Zeitgeist – Addendum, que acabou por estimular o nascimento do Movimento Zeitgeist, de ressonância global, com participação de ativistas em todo o mundo, inclusive em Salvador.

Os filmes, em seu conjunto, têm o objetivo de contestar os valores “espirituais” e também os paradigmas e modelos hegemônicos de organização cultural e social, com ênfase na crítica aos processos econômicos globalizantes baseados no sistema financeiro e e monetário. No último filme, Zeitgeist – moving foward – o futuro é agora, lançado em janeiro deste ano na internet e exibido na sessão do Cine Futuro, Peter Joseph, além da crítica, traz propostas de soluções para dar início à transição da cultura atual para um novo paradigma econômico sustentável.

É interessante observar o processo inverso que o filme Zeitgeist realiza: é lançado e difundido livremente na internet, e da rede alcança as salas cinema, através de festivais e eventos em todo o mundo!

A repercussão global do primeiro filme fez nascer o movimento Zeitgeist, que conta com núcleos ativos em diversas cidades do mundo, inclusive em Salvador.

Na entrevista, Peter falou sobre controle da internet, sobre ativismos regionais a partir de temas e iniciativas globais, e também respondeu a nossa pequena provocação: movimento de contestação radical do sistema participando de evento patrocinado por grandes corporações?

Ivana Bentes, curadora das mesas redondas do Seminário

Na conversa com Ivana Bentes, escritora, pesquisadora e doutora em Comunicação pela UFRJ, falamos sobre o movimento Zeitgeist e sobre as perspectivas de transformação do sistema capitalista e de novas dinâmicas sociais e culturais que vão “das ruas às redes e das redes às ruas”.

Agradecimentos

No final do vídeo, o realizador do Seminário, Walter Lima, deixa o seu recado.

O Bahiadoc – arte documento agradece a todos que, gentilmente, nos concederam entrevistas; à produção do Cine Futuro; à DIMAS/Funceb, que, através do Núcleo de Apoio à Produção, nos forneceu equipamento de filmagem e a colaboração dos cinegrafistas Ivanildo e Júlio César; e a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, com esta realização.

Publicado por fabricio ramos

um processo...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: