projeto Canal Bahiadoc trará encontros com realizadores baianos

PROJETO CANAL BAHIADOC

O Canal Bahiadoc realizará uma série de seis webdocs para difusão via internet em nossas plataformas e redes, que serão produzidos trimestralmente, sempre com temáticas ligadas às artes visuais e cinematográficas. Os webdocs terão 20 minutos de duração cada, e trarão conversas com realizadores que atuam na Bahia, considerando o impacto histórico e sócio-cultural das produções realizadas.

O primeiro webdoc, que será publicado em 1 de junho, trará encontros com realizadores contemplados pelo Programa DocTv na Bahia. O programa DocTV, que foi interrompido pelo Ministério da Cultura, viabilizou produções de realizadores independentes em todo o Brasil. O programa contemplou projetos que abordaram variados temas de relevância cultural e social, que contaram com uma importante janela de exibição – a TV pública. Contudo, os documentários já exibidos não se encontram facilmente acessíveis nem são comumente exibidos em espaços alternativos à TV. A nossa ideia é também discutir os programas públicos de estímulo à produção a partir do aspecto da difusão e do acesso, que em tempos de internet ganha novas e crescentes possibilidades, quase sempre inexpolradas em relação a seus potenciais.

Bernard Attal conversou com o Bahiadoc sobre o doc “Os magníficos”, realizado no sul da Bahia. (foto: Bahiadoc)

Conversamos com o cineasta Bernard Attal, francês radicado na Bahia, que realizou através do DocTV o doc “Os magníficos”, que – inspirado no filme Soberba, de Orson Welles – retrata o efeito da trágica derrocada da lavoura cacaueira no Sul da Bahia na vida de pessoas da região. Batemos um papo com Elson Rosário, que realizou, também via DocTV, o doc “Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia”, que homenageia e resgata a trajetória de Mário Gusmão, um dos mais importantes atores da Bahia, que atuou no teatro, no cinema e na televisão. O Bahiadoc está produzindo o primeiro webdoc e falará com outros realizadores baianos que participaram do programa DocTv.

Elson Rosário tem uma ampla trajetória no cinema, como produtor e cienasta. Elson nos falou sobre o doc “Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia”. (foto: Bahiadoc)

O projeto Canal Bahiadoc é apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através de edital de demanda espontânea de 2011. A realização dos seis vídeos serão o catalisador editorial inicial do Bahiadoc, e todos serão publicados em espaço especial online – para livre acesso e difusão – que em breve será divulgado. Acompanhe o Bahiadoc também nas redes sociais: Twitter e Facebook, e participe desta proposta.

O BAHIADOC

O Bahiadoc – arte documento é um projeto contemplado pela Funarte, através de edital de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2010. O projeto visa a composição de um painel online da produção audiovisual contemporânea e independente de artes visuais na Bahia, reunindo diversos conteúdos multimídia e infiltrando múltiplos domínios artísticos como fotografia e videoarte, bem como outras linguagens artísticas que mantenham diálogo direto com o gênero de não-ficção, principal escopo do Bahiadoc.

O objetivo do Canal Bahiadoc é a promoção, através do sítio Bahiadoc, de novos espaços online de articulação, informação e interação acerca do cenário audiovisual contemporâneo de não-ficção, videoarte e artes visuais na Bahia. A ideia é contribuir para a interação em redes horizontais e auto-gestionadas, de forma dinâmica e criativa, aberta a ampla comunidade de agentes criativos audiovisuais que atuam na Bahia e em todo o país, buscando contribuir para ampliar a ressonância das produções independentes baianas.

Anúncios

2 comentários em “projeto Canal Bahiadoc trará encontros com realizadores baianos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s