Canal Bahiadoc grava segundo ciclo de conversas com realizadores baianos

Segundo ciclo de conversas com realizadores baianos encerra a pauta do primeiro webdoc do Canal Bahiadoc. O vídeo será publicado na primeira semana de junho.

Continuando as filmagens do Canal Bahiadoc, que realiza uma série de seis webdocs para difusão via internet em nossas plataformas e redes abordando temáticas ligadas às artes visuais e cinematográficas na Bahia, conversamos com os realizadores Felipe Kowalczuk, Sophia Mídian e Paula Gomes – completando a pauta do primeiro webdoc que, assim como o segundo, trará conversas com realizadores baianos que viabilizaram projetos através do programa DocTV.

Felipe Kowalczuk __ (foto: Bahiadoc)

Felipe Kowalczuk, cineasta e produtor, realizou através do DocTV IV Champs e os ladrões de cinema, doc que busca resgatar a vida e a obra do cineasta baiano Fernando Coni Campos, o Champs, por meio da visão de um jovem cineasta (o próprio documentarista). Felipe comentou sobre a experiência de realizar um documentário cuja estrutura narrativa inclui o processo de pesquisa e descoberta do próprio realizador, que se situa também como um dos personagens do projeto. Também opinou sobre suas escolhas e desafios para atuar no cenário audiovisual baiano, que o levou ao seu mais recente trabalho como produtor executivo do doc Raul – O início, o fim e o meio (dirigido por Walter Carvalho, 2012), que reconstrói a trajetória profissional e pessoal da icônica figura do rock brasileiro, o baiano Raul Seixas.

Paula Gomes __ (foto: Bahiadoc)

Paula Gomes realizou, também pela quarta edição do DocTV, Profissão: Palhaço que narra a trajetória de três gerações de palhaços, de uma mesma família, que circulam pelo interior baiano em um circo mambembe. As gravações do documentário aconteceram no povoado de Quicé, em Senhor do Bonfim, cidade que fica a 375 km de Salvador. Paula revelou que tem uma ligação emocional com o universo do Circo e nos falou sobre o seu trabalho como cineasta e produtora que, junto com um grupo de amigos, atua a partir de uma dinâmica de coletivo, organizando esforços conjuntos para enfrentar os desafios inerentes à prática do cinema, especialmente na Bahia.

Sophia Midian __ (foto: Bahiadoc)

Sophia Mídian é autora do doc A Visão de Dentro (DocTV IV), que se aproxima de uma comunidade de sem-terras do assentamento Menino Jesus, na região semi-árida baiana. O doc busca retratar aspectos humanos na realidade dos agricultores e experimenta a linguagem cinematográfica através de escolhas estéticas da autora, especialmente na fase da montagem. Sophia, que atua também como jornalista, defendeu assertivamente a facilitação do acesso às produções realizadas através do DocTV.

Como destacado em postagem anterior, conversamos primeiramente com os realizadores Bernard Attal, francês radicado na Bahia, que realizou através do DocTV o doc “Os magníficos”; e Elson Rosário, autor do doc “Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia”, que homenageia e resgata a trajetória de Mário Gusmão, um dos mais importantes atores da Bahia, que atuou no teatro, no cinema e na televisão.

Esse ciclo de conversas encerra a pauta do primeiro webdoc da série de seis proposta pelo projeto Canal Bahiadoc. O resultado será publicado na primeira semana de junho, na plataforma exclusiva do Canal, que será divulgada em nossas redes. Acompanhe!

O Bahiadoc agradece aos realizadores pela participação. O Canal Bahiadoc é um projeto apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através de edital de demanda espontânea de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s