Circuito Popular de Cinema e Vídeo promove ‘O Sertão é o Mundo’

De 24 a 30 de abril, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo promove a mostra especial “O Sertão é o Mundo”, uma prévia da II Celebração às Culturas dos Sertões, que acontece em maio, em Juazeiro. O programa contém quatro filmes, com abordagem voltada à cultura sertaneja. A edição especial traz, além circuito de cinema, diversas atividades como feiras de artesanato e comidas típicas, trios nordestinos, exposições, programação infantil, contação de histórias, apresentações de dança, ternos de reis, cantorias, sarau e oficinas. As atividades são gratuitas.

3567_287176884750702_1393089249_nCada um dos 14 Centros Culturais participantes organizou uma programação ao seu modo, destacando artistas e manifestações locais. Em comum, as projeções de cinema, que unem todos eles na mesma proposta de enriquecer o CPCV, ao mostrar que o circuito vai além das telas. A mostra especial “O Sertão é o Mundo” aglomera em torno de si o universo das culturas dos sertões, de modo a preparar o público para as discussões que virão em seguida, no encontro de Juazeiro, dias 7 e 8 de maio.

O programa está dividido em duas partes. A primeira apresenta “Antonio Conselheiro, o Taumaturgo dos Sertões”, longa metragem de José Walter Lima, e “Na Terra do Sol”, curta de Lula Oliveira. A segunda vem com “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, e “Cega Seca”, de Sofia Federico, em curta metragem.

O CPCV especial é uma promoção da Diretoria de Espaços Culturais da Sudecult – Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura; da Diretoria do Audiovisual da Funceb; e da própria Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Em Salvador, os espaços participantes são: Centro Cultural Plataforma, Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, o Centro Cultural de Alagados, o Espaço Xisto, nos Barris, e a Casa da Música de Itapuã, no Abaeté; além do Cine Teatro Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

Pelo interior, a mostra acontece nos Centros de Cultura das cidades de Mutuípe, Jequié, Itabuna, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Valença, Porto Seguro e Santo Amaro. Os Centros Culturais de Guanambi, Feira de Santana e Juazeiro não participam da mostra. Os dois primeiros encontram-se em reformas, o último está dedicado à realização da Celebração às Culturas dos Sertões propriamente dita.

Mais informações no sítio da Secult-Ba.

SERVIÇO:

CPCV Especial – O Sertão é o Mundo

De 24 a 30 de abril

Espaços Culturais da Secult-BA em todo o estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s