Entrevista com Rogério Ferrari, fotógrafo baiano que convive com povos em luta

Há vários anos, Rogério Ferrari retrata a luta por autodeterminação de diversos povos pelo mundo, buscando refletir sobre o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense e em campos de refugiados no Líbano, na Síria e na Jordânia; Curdos, na Turquia; Zapatistas, no México; Saharauís no norte da África; Ciganos no interior da Bahia, entre outros. Rogério é baiano de Ipiaú, viveu em Salvador por vários anos e atualmente vive em Assunção, no Paraguai. A entrevista foi realizada em outubro de 2015 pelo Canal “Pobres e Nojentas” de Florianópolis.

NO TERRITÓRIO GUARANI-KAIOWÁ

Em setembro de 2015, Rogério esteve no Mato Grosso do Sul, de forma autônoma, registrando a luta dos Guarani pelo cumprimento do direito às suas terras, no esforço de trazer mais relatos sobre esse novo momento de retomadas. Como diz o próprio Rogério, “Fotografar é também uma maneira de estar junto e participar”, de se envolver e compartilhar. Por lá, Rogério fez Fotografias e registros em vídeo que estão sendo reunidos em:

Captura de Tela 2015-10-19 às 21.51.45

MUROS

Ferrari participa do curta MUROS [site do curta], dirigido por Camele Queiroz e por mim (Fabricio Ramos), que relaciona Brasil e Palestina. No filme, lançado este ano, o fotógrafo percorre favelas de Salvador e relaciona aspectos sociais e arquitetônicos das favelas brasileiras com as suas vivências em campos de refugiados palestinos, revelando pontos em comum entre populações com diferentes condições de vida marcadas por conflitos sociais, políticos e econômicos. O encontro com as pessoas e seus hábitos revela também uma forma de riqueza que surge através do duplo jogo de registro com imagens fixas e em movimento.

MUROS participou de Mostra e Festivais no Brasil e em outros países. Acompanhe os caminhos do filme no site: https://curtamuros.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s