
No último final de semana de fevereiro (dias 27 e 28), o Cine Odé apresentou os curtas “Abá”, de Raquel Gerber, e “A Umbanda é Mogibá”, de Adilene Cavalheiro. O longa apresentado no domingo foi “A Cidade das Mulheres”, de Lázaro Faria, que tem como protagonista Mãe Stella de Oxóssi, a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, e é uma homenagem à antropóloga americana judia Ruth Landes (falecida em 1991) autora de “The city of women” (A Cidade das Mulheres), escrito em 1939, pontuando a vida digna e verdadeira das mulheres de terreiro da Bahia conhecidas por mulheres do partido alto.
O convidado especial do mês foi José Nazal. Fotógrafo e profundo conhecedor da história religiosa de Ilhéus, Nazal – que foi amigo pessoal do fundador do Terreiro de Odé, Pedro Faria – falou sobre o solo sagrado do Bairro do Basílio (um minutinho de sua fala):
Na sessão do domingo, “A Cidade das Mulheres” encantou as mulheres presentes e suscitou uma bela e emocionada conversa marcada, especialmente, pela admiração à Mãe Stella de Oxóssi, que menciona, no filme, que o Candomblé como o conhecemos começou na Bahia, iniciado sob a liderança de três mulheres da Barroquinha, bairro antigo de Salvador.

Em breve divulgaremos a programação das sessões de março, que acontecerão nos dias 26 e 27. Curta a página do Cine Odé no Facebook e acompanhe as novidades de nossa programação.
Republicou isso em arte__documento.