Nota de Solidariedade do Bahiadoc ao Cine XIV – Circuito Saladearte

Captura de Tela 2017-11-17 às 20.22.37

Na manhã do último dia 11 de novembro, quando nos preparávamos para mais uma sessão do Cinematógrafo no Cine XIV, fomos informados da tragédia: um incêndio consumia o cinema.

Ainda sem ter a dimensão precisa dos danos, nos dirigimos até a sala, no Pelourinho, e nos deparamos com um cenário de destruição total.

Nós iniciamos o Cinematógrafo, uma mostra de filmes independente, no Rio Vermelho, na Casa 149. Ali, num esquema artesanal de montagem de estrutura de projeção, realizamos sessões durante seis meses, que começaram em dezembro de 2016. Até que, em julho de 2017, fomos convidados a realizar o Cinematógrafo no Cine XIV, que ofereceu, através de uma gentil parceria, toda a estrutura da sala para as exibições e para as conversas que sucediam as sessões. Lá, realizamos as sessões de agosto, de setembro e de outubro, às quais compareceram um público crescente e diversificado que, em boa parte, conheceram o Cinematógrafo através da divulgação do Circuito Saladearte e do Cine XIV.

 

O Cine XIV, que opera no Pelourinho há vários anos, mas passara por uma reforma e fora reinaugurado há um ano, oferece uma programação diferenciada, quase totalmente voltada para produções nacionais e cujos ingressos são vendidos a preços subsidiados, num esforço permanente de atrair um público do entorno, considerando tal entorno o próprio Pelourinho e as suas adjacências, mas também toda a Cidade Baixa até a Ribeira.

Com a chocante notícia do incêndio, cujas causas estão sendo apuradas e que, felizmente, não deixou vítimas, o nosso sentimento foi de perda: perda de um espaço no qual estávamos atuando, mas que também abrigava outras tantas iniciativas além de ser um espaço a mais, na rua, dedicado ao cinema e à cultura.

O Cinematógrafo continuará! Em breve daremos notícias. Enquanto isso, esperamos que o Cine XIV seja restaurado e retorne ainda mais forte, dono de uma história de resiliência de sensível impacto cultural em Salvador!

Nós, do Bahiadoc, expressamos o nosso agradecimento e a nossa solidariedade a todos aqueles que, trabalhando ou frequentando a sala, davam vida ao Cine XIV e ao centro histórico, contribuindo para o dinamismo cultural da cidade e para a valorização do cinema e da arte.

Que Salvador volte a contar com esse espaço charmoso, aberto à parceria com iniciativas independentes e estimulador da inclusão cultural através do acesso e do conhecimento das obras cinematográficas que nem sempre encontram outros espaços de difusão.

Vida longa ao Cine XIV!

De Camele Queiroz e Fabricio Ramos, coordenadores do Bahiadoc – arte documento e curadores do Cinematógrafo no Cine XIV.

Anúncios

Um comentário em “Nota de Solidariedade do Bahiadoc ao Cine XIV – Circuito Saladearte”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s